Projeto de lei quer autorizar leitura da Bíblia e símbolos religiosos nos três Poderes

  • 11/02/2026
Projeto de lei quer autorizar leitura da Bíblia e símbolos religiosos nos três Poderes
Projeto de lei quer autorizar leitura da Bíblia e símbolos religiosos nos três Poderes (Foto: Reprodução)

Um Projeto de Lei (PL) quer autorizar a leitura da Bíblia e a presença de símbolos religiosos em órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O PL 4972/25 está sendo analisado na Câmara dos Deputados. 

A medida estabelece que a leitura de textos sagrados e o uso de símbolos, como crucifixos, em eventos dos três Poderes não afrontam a laicidade do Estado.

A proposta prevê a regulamentação da interpretação sobre a liberdade religiosa e o Estado laico no Brasil em instituições governamentais. 

De autoria do deputado Pastor Diniz (União-RR), o projeto é baseado no conceito de "laicidade colaborativa", em que a separação entre Igreja e Estado não significa ausência de religião nos espaços públicos, mas sim uma convivência colaborativa.

Estado laico

A Constituição Federal veda ao Estado criar cultos, mas permite a colaboração de interesse público com organizações religiosas. 

O deputado Pastor Diniz destacou que o princípio da laicidade do Estado não tem sido bem compreendido.

"Há constantes tentativas de subvertê-lo [o princípio], seja pela supressão da linha que demarca o Estado laico da religião... seja pela negação do vínculo profundo que existe entre a religião e todas as manifestações de vida pública em um país profundamente religioso como o nosso", afirmou ele.

Caso seja aprovado, o PL poderia ser usado contra ações judiciais que tentam remover crucifixos de tribunais ou impedir a leitura da Bíblia no início de sessões em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura, de Constituição e Justiça, e de Cidadania, ou seja, será votado apenas nas comissões, dispensada a deliberação no plenário da Câmara.

Proibição na Paraíba

No início de fevereiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu que é inconstitucional o dispositivo do Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que estabelecia a invocação religiosa na abertura das sessões ordinárias.

A prática previa que o presidente da Assembleia iniciasse as reuniões com a expressão: “Sob a proteção de Deus e em nome do povo paraibano, declaro aberta a presente sessão”.

O dispositivo ainda determinava que a Bíblia Sagrada permanecesse sobre a mesa diretora durante todo o Pequeno Expediente, fase que marca o início das sessões ordinárias.

A decisão do tribunal aconteceu após uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/projeto-de-lei-quer-autorizar-leitura-da-biblia-e-simbolos-religiosos-nos-tres-poderes.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes