Pastor morre em acidente enquanto ajudava vítimas de tornado no Paraná: “Partiu servindo”
- 17/11/2025

Um pastor morreu em um grave acidente de carro enquanto atuava em uma operação humanitária de ajuda às vítimas do tornado no Paraná.
O acidente envolveu quatro veículos em Palmeira, região Centro-Oriental do Paraná, na BR-277, na sexta-feira (14).
O pastor João Nicolau Gonçalves, de 45 anos, morreu no acidente e outras três pessoas ficaram feridas.
O líder adventista retornava da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, onde estava liderando ações sociais e reconstrução de casas da Ação Solidária Adventista (ASA). Ele viajava à Curitiba para buscar mais 80 voluntários, que conseguiu mobilizar para trabalhar na reconstrução da cidade.
Dias antes do acidente, o pastor João compartilhou vídeos no Instagram, mostrando as ações de ajuda aos moradores atingidos, que incluíram distribuição de marmitas, lavagem de roupa e aconselhamento na carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
O falecimento do líder foi anunciado pela Igreja Adventista, que destacou a paixão de João pela obra social e missionária.
“Seu último ato em vida reflete o puro espírito de abnegação e serviço ao próximo, que sempre caracterizou seu ministério. O legado de serviço, dedicação e fidelidade do pastor João Nicolau permanecerá gravado em nossa história e em nossos corações”, afirmou a denominação, em nota.
A ADRA Brasil também prestou uma homenagem a João Nicolau em um vídeo no Instagram.
“Ele partiu fazendo exatamente aquilo que movia seu coração: servir. Nos últimos momentos antes do acidente, o pastor estava em Rio Bonito do Iguaçu ajudando famílias afetadas pelo tornado, um trabalho que expressa com precisão quem ele era. Que sua vida inspire todos nós a sermos instrumentos de esperança onde houver sofrimento”, declarou a organização.
Natural de Joinville (SC), o pastor João atuava como líder dos departamentos de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Ação Solidária Adventista (ASA) na sede administrativa da Igreja Adventista na região central do Paraná. Ele deixa a esposa Mara e duas filhas.
O culto fúnebre do líder aconteceu na Igreja Adventista do Saguaçú, em Joinville (SC), no sábado (15).



















