Pastor é assassinado enquanto celebrava o Ano Novo com a família na Colômbia

  • 06/01/2026
Pastor é assassinado enquanto celebrava o Ano Novo com a família na Colômbia
Pastor é assassinado enquanto celebrava o Ano Novo com a família na Colômbia (Foto: Reprodução)

Um pastor de 54 anos foi morto a tiros por criminosos na véspera de Ano Novo, na Colômbia

Segundo a Christian Solidarity Worldwide (CSW), uma organização que defende a liberdade religiosa, José Otoniel Ortega estava comemorando o início de 2026 com a família quando foi baleado por homens armados.

O crime aconteceu por volta da meia-noite no bairro Santa Elena, cidade de Fundación, na província de Magdalena, em 31 de dezembro. O pastor foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

José Ortega é afiliado à Igreja Evangélica Quadrangular e atuava como líder em Fundación. 

Em nota nas redes sociais, a denominação descreveu José como um pastor amado, servo fiel, homem que andou com Deus, que pregou a Palavra com amor e entregou sua vida a serviço do Reino.

Violência contra líderes cristãos

A morte do pastor gerou comoção e indignação entre a comunidade cristã da Colômbia.

O Conselho Colombiano de Igrejas Evangélicas divulgou um comunicado condenando o assassinato de Ortega e pedindo o fim da violência contra líderes religiosos no país.

“Este acontecimento  traz tristeza não apenas à sua família e congregação, mas também à igreja inteira na Colômbia. Erguemos nossa voz em defesa da vida, pedindo justiça, paz e o fim de todas as formas de violência que continuam destruindo casas e comunidades”, afirmou o conselho.

As autoridades de Magdalena estão investigando o caso em parceria com o Gabinete do Procurador-Geral.

"A CSW estende nossas mais profundas condolências à família e à comunidade da igreja do Pastor José Otoniel Ortega por esta perda", declarou a diretora de advocacia da CSW, Anna Lee Stangl, em comunicado. 

E ressaltou: "A natureza do ataque ao Sr. Otoniel Ortega, enquanto ele celebrava a véspera de Ano Novo com sua família, deixa claro que foi um assassinato premeditado e direcionado”.

Perseguição religiosa na Colômbia

Segundo a Christian Solidarity Worldwide, o assassinato de José Ortega é o caso mais recente de uma série de ataques contra líderes religiosos na Colômbia.

Pelo menos 10 líderes protestantes foram mortos e um padre católico foi sequestrado, entre dezembro de 2024 a novembro de 2025. Em janeiro do ano passado, um pastor também foi assassinado em Magdalena.

A Colômbia abriga uma expressiva comunidade evangélica, mas regiões rurais e áreas de selva, marcadas por mais de meio século de conflitos armados por domínio territorial, seguem representando ambientes de alto risco para os cristãos.

“Grupos guerrilheiros, geralmente ligados a gangues de drogas, tornaram-se mais poderosos e controlam mais territórios”, explicou a Portas Abertas em seu relatório anual sobre a Colômbia.

A organização que defende cristãos perseguidos alerta que “esses grupos frequentemente atacam cristãos, especialmente se os percebem como opositores aos negócios dos cartéis e gangues”. 

Por esse motivo, “líderes cristãos estão particularmente em risco: são vistos como uma ameaça devido à sua capacidade de influenciar os jovens, recrutados pelas gangues e que constituem grande parte das fileiras dos grupos guerrilheiros”.

A Colômbia ocupa o 46° lugar da Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/pastor-e-assassinado-enquanto-celebrava-o-ano-novo-com-familia-na-colombia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes