Pastor alerta sobre o perigo espiritual da ingratidão: “O que não valorizamos, perdemos”

  • 26/12/2025
Pastor alerta sobre o perigo espiritual da ingratidão: “O que não valorizamos, perdemos”
Pastor alerta sobre o perigo espiritual da ingratidão: “O que não valorizamos, perdemos” (Foto: Reprodução)

Durante uma Santa Ceia especial de Natal, o pastor Joel Engel falou sobre a “chave” para a vida cristã: gratidão. 

A partir de Mateus 26, Engel destacou que a Ceia começa com uma atitude: dar graças. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu e deu aos seus discípulos. Em seguida tomou o cálice e deu graças”, relembrou.

Ele disse que o Natal não deveria ser apenas uma data de celebração, mas um tempo de reconhecer presentes — materiais e espirituais.

“Até o final do ano, pelo menos 100 coisas que você precisa agradecer. Porque a chave para você realizar os sonhos é agradecer”, afirmou. “A chave para receber a segunda bênção é agradecer a primeira bênção que você já recebeu.”

Segundo ele, o ser humano carrega necessidades em diferentes “níveis”, e a gratidão deve alcançar cada um deles: “Neste ano nós vamos fazer o nosso projeto de vida… nós pegamos uma folha e escrevemos os nossos pedidos para o próximo ano: na vida física, na vida emocional, a vida material e espiritual. Nós temos esses quatro níveis de vida em nós”, afirmou.

‘Eu permaneço com o que agradeço’

O pastor foi enfático: “Tudo que você agradecer ficará contigo para sempre. Tudo que você não valoriza, não ficará contigo”.

Isso se aplica a várias áreas: saúde, família, casa, provisão, relacionamentos e vida espiritual.

“No Natal é tempo de agradecer, dizer: obrigado, Senhor, por essa criança, por esse homem, por essa mulher. Obrigado, Senhor, pelos rins, pelo coração, pelos meus dentes.  Pela cama, pela geladeira, o fogão, o lençol, o travesseiro… Tudo é motivo de agradecer!”

Falando às famílias, ele aconselhou os maridos a reconhecerem a esposa como presente e a não deixarem a ingratidão destruir o casamento:

“A maioria dos maridos perde a esposa por ingratidão. O que seria de você sem a tua esposa? Os dois são presentes de Deus um para o outro.”

Quando falou da vida material, o pastor pediu que as pessoas percebessem o valor do que têm. “Pense comigo: você vai voltar pra casa hoje… você tem uma casa! Agradeça por isso!”

Presentes espirituais e a salvação

Ao passar para os presentes espirituais, ele citou “a salvação”, “a presença de Deus”, a “Palavra” e os “dons do Espírito”. Alguns destes presentes são dados por Deus desde o nascimento: “Desde que você nasceu tem um anjo que foi colocado ao teu lado para te proteger”.

Citando Efésios 4, Engel afirmou que Deus também presenteia a Igreja com liderança espiritual.

“Jesus deu presentes para nós apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”, disse, apontando os “cinco dedos” como ilustração. 

“Ele fez isso querendo o aperfeiçoamento para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”

Mas, para Engel, nada se compara a Jesus — o presente que “reúne” e sustenta todos os outros. “O maior presente que Deus deu para nós e que engloba todos eles… o mais importante é Jesus”, declarou.

Ao retomar o sentido da Ceia, ele reforçou que a gratidão começa no básico e se expressa no partir do pão. “Ele partiu, deu graças… esse pão está falando do primeiro presente que nós ganhamos, que é a vida”, concluiu.

Veja a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/pastor-alerta-sobre-o-perigo-espiritual-da-ingratidao-o-que-nao-valorizamos-perdemos.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes