"Pai, você representa Deus para o seu filho”, ensina pastor

  • 05/07/2024
"Pai, você representa Deus para o seu filho”, ensina pastor
"Pai, você representa Deus para o seu filho”, ensina pastor (Foto: Reprodução)

Na terça-feira (2), o pastor Joel Engel trouxe uma mensagem profunda sobre a revelação de Deus como pai e os fundamentos bíblicos da verdadeira paternidade.

"O indivíduo que tem problemas com o pai tende a buscar atenção de forma negativa, ser agressivo e descontar suas frustrações nos outros. Todo esse ciclo de ausência e revolta é quebrado quando esse filho ferido e pecador é abraçado pelo Pai celestial. Foi o que aconteceu com o filho pródigo," afirmou Engel, iniciando sua pregação.

A Bíblia narra a história de um jovem que, após exigir sua herança e desperdiçá-la de maneira irresponsável, encontra-se em uma situação desesperadora. Decidido a voltar para casa, ele espera ser recebido como um servo, mas é surpreendido pelo amor incondicional e perdão do pai, que o acolhe de braços abertos. 

O papel do pai

"Pai não é simplesmente aquele que gera a vida, mas aquele que exerce a função de paternidade," disse Engel, enfatizando que ser pai é mais do que uma questão biológica; é um papel que envolve responsabilidade, cuidado e amor.

Ele destacou que pai não é apenas um título, mas uma descrição de uma função e posição. "A sociedade é formada por posições, e a posição do pai é acima da posição do filho. Ele tem autoridade sobre o filho, e o filho deve respeito a ele," explicou Engel, referenciando o mandamento bíblico: "Honra teu pai e tua mãe."

Engel falou sobre a diferença entre amar e honrar. "O mandamento de Deus é ‘honra teu pai e tua mãe’, e não ‘ame’. Assim como está escrito ‘honra a posição dos governantes’, e não ‘ame’. Honrar não quer dizer gostar ou aprovar." 

Ele ressaltou que honrar os pais é um princípio que traz bênçãos e vida longa, conforme prometido nas Escrituras. No entanto, “há uma doença em nossa nação que está ligada a pais e filhos”, e resolver essas questões pode trazer cura e restauração.

A autoridade traz responsabilidades 

"Pai, você representa Deus para o seu filho”, destacou Engel. “Você pode exercer a função de abençoar”. 

Ele alertou que a autoridade dada por Deus traz consigo uma responsabilidade, assim como acontece com os “pais espirituais”: “O único medo que um pregador deve ter na vida é o de transmitir a ideia errada de Deus. A cobrança é fatal”.

E continua com um alerta: “É por isso que o apóstolo Tiago diz: ‘Não queiram muitos de vós serem mestres, porque darão conta em dobro’. Quanto mais você conhece de Deus, maior é a pena no caso de falha. O maior profeta de todos os tempos, Moisés, errou em uma vírgula: Deus mandou ele falar com a pedra, e ele bateu na pedra. Por causa disso, ele foi proibido de entrar na terra prometida. Um erro pequeno para um grande homem, se torna um grande erro. Por isso, quem conhece a Palavra tem temor. Há muitas igrejas e ministérios sendo destruídos por conta das falhas de seus líderes”.

O pastor acredita que muitos problemas que enfrentamos podem estar relacionados aos problemas não resolvidos com as figuras de autoridade em nossas vidas. “Se você olhar para trás e descobrir onde errou, você se liberta. Mas se você colocar a culpa no seu pai, na sua mãe, no professor ou alguém, você sofrerá consequências," advertiu.

Compartilhando uma experiência pessoal, Engel relatou: "Eu tive problemas com o meu pai. Eu era pequeno, tinha cerca de 2 anos de idade, e estava em cima da cama com minha irmã mais velha. Meu pai pegou minha irmã no colo e deu uma volta. Quando chegou a minha vez, ele disse: ‘Sai daí, guri!’ Uma palavra de um pai para uma criança criou uma barreira. E 30 anos depois eu não sabia porque eu não conseguia parar e conversar com o meu pai. Quando meu pai me rejeitou ali, não foi por maldade, mas foi um grande erro.

Por fim, Engel listou 11 características da falsa autoridade:

1. Controla as pessoas

2. Dita regras

3. Oprime

4. Domina

5. Trata as pessoas como escravos

6. Obriga as pessoas a fazer o que querem

7. Manipula e ameaça

8. Restringe as pessoas

9. Humilha

10. Usa as pessoas para benefício próprio

11. Usa as pessoas para se promover

Em contraste, Engel descreveu como o Pai celestial cuida de nós:

- O pai gera exemplo

- O pai precisa ser presente

- O pai gera identidade

- O pai provê

- O pai ensina

- O pai protege

- O pai dá segurança

- O pai dá direção

Veja a pregação completa:

 

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/pai-voce-representa-deus-para-o-seu-filho-ensina-pastor.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. a casa é sua

casa whorship

top2
2. os sonhos de Deus

gabriela rocha

top3
3. top 10

voz da verdade

top4
4. 5 louvores

fernandinho

top5
5. as top

jessé aguiar

Anunciantes