Nossos líderes nos definem

  • 28/10/2025
Nossos líderes nos definem
Nossos líderes nos definem (Foto: Reprodução)

“Vocês estão de pé hoje, todos vocês…” (Dt 29:9)

A Parashá Nitzavim começa com Moshe (Moisés) reunindo toda a nação de Israel em seu último dia de vida. O versículo divide o povo de Israel em segmentos e classes sociais distintos; os primeiros a serem mencionados são “Rosheichem” – os líderes políticos. Por que eles são citados antes de “Zikneichem” – os líderes espirituais da nação?

Depois de “Rosheichem”, o versículo menciona “Shivteichem” – “suas tribos”. Rashi explica que “suas tribos” não deve ser interpretado como um segmento separado, mas sim como “Rosheichem le’shivteichem” – “os líderes de suas tribos” (Dt 29:9).

Se as expressões “Rosheichem” e “Shivteichem” estão conectadas, por que a Torá não insere a preposição “le” – “de” para tornar a interpretação mais clara? Sem o “le”, que define os líderes como uma função das tribos, o versículo pode ser entendido como “seus líderes, que são suas tribos”, ou seja, as tribos seriam constituídas unicamente por líderes.

A mensagem que a Torá transmite é que a verdadeira definição de uma nação é formada por sua liderança. Os líderes, responsáveis pelo bem-estar político e econômico da nação, criam o meio pelo qual os “Zekainim” – “anciãos”, líderes espirituais, podem ser eficazes. Sem apoio econômico e político, os anciãos seriam impotentes.

Essa noção é corroborada pelas ações de Ia´aqov Avinu (Jacó, nosso patriarca) ao criar um assentamento judaico na terra de Gósen. Ia´aqov enviou Yehuda (Judá, líder econômico e político) para estabelecer a Yeshivá (escola rabínica de estudos da Torá), que seria o centro da vida judaica em Mitzrayim (Gn 46:28). O Rambam ensina que Levi era o Rosh Yeshivá (chefe da Yeshivá, líder espiritual dos filhos de Israel) (Yad Hilchot Avodat Kochavim 1:3). Se é assim, por que Ia´aqov enviou Yehuda, o líder econômico e político, para estabelecer a Yeshivá? Claramente, a definição do povo judeu é formada por seus líderes políticos, que criam o fórum para facilitar uma liderança espiritual eficaz.

O termo que se refere a um líder político é “rosh”, que significa “cabeça”, enquanto um líder espiritual é conhecido como “zakain”, que tem a mesma etimologia de “zakan” — “barba” ou “ayin” — “olho”. A cabeça é a parte central do corpo, enquanto a barba e os olhos são meros apêndices. Da mesma forma, o líder, que fornece os elementos econômicos e políticos para a nação, define os parâmetros para que todas as outras forças sejam eficazes.

Tradução: Mário Moreno

 

Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Doação pessoal: O patrono e o destinatário

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/mario-moreno/nossos-lideres-nos-definem.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes