Mais de 70% dos 4.849 cristãos mortos no último ano eram nigerianos

  • 06/02/2026
Mais de 70% dos 4.849 cristãos mortos no último ano eram nigerianos
Mais de 70% dos 4.849 cristãos mortos no último ano eram nigerianos (Foto: Reprodução)

A maioria dos 4.849 cristãos mortos no último ano eram nigerianos, segundo a Lista Mundial da Perseguição 2026 (LMP), divulgada em janeiro pela Missão Portas Abertas.

No período analisado – entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025 – a Nigéria permanece como o país mais letal para cristãos.

A onda de violência atraiu atenção internacional após uma série de ataques mortais contra comunidades cristãs e o sequestro em massa de 303 crianças em idade escolar, o que levou à intervenção dos Estados Unidos.

Dos 4.849 cristãos mortos no mundo por causa da fé no período analisado, 3.490 eram nigerianos — um aumento em relação aos 3.100 do ano anterior e 72% do total.

“Uma combinação de hostilidade etno-religiosa, crime organizado, governo enfraquecido e ação de grupos militantes armados, como Boko Haram, tem colocado a igreja em uma situação extremamente vulnerável a todo tipo de violência física e psicológica, incluindo violência sexual, trabalho forçado, sequestros, destruição de propriedade e assassinatos”, relatou a missão.

De acordo com a LMP 2026, houve um agravamento da perseguição extrema, que agora atinge 15 países, devido ao aumento da violência e a mudanças políticas.

O número de cristãos perseguidos ao redor do mundo por sua fé cresceu para mais de 388 milhões.

Aumento de igrejas secretas

O número de igrejas secretas no mundo cresceu devido a perseguição. Em alguns países onde cristãos são perseguidos, a intensificação da vigilância e regulamentação da religião pelos governos obrigou igrejas a se reunirem secretamente, de forma clandestina.

É o caso da Argélia, por exemplo, onde todas as igrejas protestante foram fechadas pelas autoridades.

As congregações secretas aumentaram no país e cristão passaram a correr risco de prisão para cultuar a Deus.

“As ações do governo argelino também afetaram os cristãos que se reúnem online. Uma comunidade virtual com mais de 50 mil membros foi desativada”, relatou a Portas Abertas.

China restringe pregação na internet

Na China, novas leis que regulamentam a religião restringiram ainda mais a forma como o Evangelho pode ser pregado na internet. 

A legislação proibiu o evangelismo online de jovens, transmissões ao vivo, pedidos de doação, aplicativos da Bíblia e mensagens sobre cura.

Perseguição extrema na África

A região mais afetada é a África Subsaariana, onde metade da população é cristã. Os três países que atingiram a pontuação máxima de violência na Lista Mundial da Perseguição estão nesta região: Sudão, Nigéria e Mali.

“A pesquisa da LMP 2026 mostra que os governos da região estão enfraquecidos por diversos fatores, como falta de recursos, conflitos e guerras. Nesse cenário de colapso das instituições, grupos extremistas armados agem impunemente”, explicou a Portas Abertas.

Ataques extremistas na Síria

A situação dos cristãos na Síria também é preocupante. O país atingiu sua maior pontuação de perseguição devido ao aumento de ataques extremistas. 

A onda de violência contra a comunidade cristã iniciou no final de 2024, quando o grupo jihadista Hay’at Tahrir al-Sham assumiu o poder.

A Igreja síria também enfrenta pressões em todos aspectos da vida após a sharia (conjunto de leis islâmicas) ser estabelecida na Constituição interina de março de 2025.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/mais-de-70-dos-4849-cristaos-mortos-no-ultimo-ano-eram-nigerianos.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes