Florianópolis é terceira cidade de SC a aprovar Bíblia como material de apoio em escolas

  • 14/11/2025
Florianópolis é terceira cidade de SC a aprovar Bíblia como material de apoio em escolas
Florianópolis é terceira cidade de SC a aprovar Bíblia como material de apoio em escolas (Foto: Reprodução)

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o PL que prevê o uso da Bíblia como material de apoio em escolas públicas e privadas da capital de Santa Catarina.

O projeto foi aprovado em duas votações na casa. Na primeira, o PL 19436/2025 foi aprovado por 10 votos a favor e três contra, na última terça-feira (11). Na segunda, a proposta ganhou 13 favoráveis, três contra e uma abstenção, na quarta-feira (12).

A medida permite a leitura das Escrituras como recurso paradidático em sala de aula, para a divulgação dos aspectos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos da Bíblia.

As histórias bíblicas poderão ser utilizadas para auxiliar projetos escolares de história, literatura, ensino religioso, artes, filosofia, e também outras atividades pedagógicas complementares.

Uso não obrigatório

As atividades com a Bíblia não serão obrigatórias, garantindo a liberdade religiosa e filosófica dos alunos.

O texto afirma que os textos bíblicos “podem ser utilizados para entender a evolução das civilizações, as ideias sobre ética e o impacto nas tradições e sociedades ao longo do tempo".

O PL esclarece que "o projeto não torna obrigatória a inserção de seu uso na grade curricular ou conteúdo programático".

Agora, a proposta segue para avaliação da prefeitura, que pode sancionar ou não. Se sancionada, a regulamentação da lei será de responsabilidade do poder municipal.

Um projeto de lei semelhante também está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). 

A proposta, lida em plenário no dia 9 de setembro, autoriza a distribuição de Bíblias em escolas públicas e privadas no estado. A ação aconteceria de forma gratuita e facultativa.

Em agosto deste ano, a Câmara de Vereadores de Joinville aprovou o Projeto de Lei 147/2025, que permite a Bíblia como recurso paradidático nas escolas públicas e particulares da cidade.

Na cidade de Três Barras, um projeto autorizando a leitura das Escrituras em todas as escolas do município também foi aprovado. Porém, foi barrada pela Justiça catarinense, que considerou o texto inconstitucional.

Leis aprovadas

Projetos de lei semelhantes sobre o uso da Bíblia em escolas já foram aprovados em diversas cidades e estados do Brasil. 

Em setembro, a Câmara de Salvador aprovou um projeto de lei para o uso da Bíblia como material de apoio pedagógico em escolas públicas e privadas da capital baiana.

Em Conquista da Vitória (BA), uma lei que autoriza o uso da Bíblia como material complementar em escolas municipais foi promulgada no início de agosto.

No dia 7 de agosto, um projeto de lei que prevê a distribuição de Bíblias em escolas estaduais do Ceará foi aprovado.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais, também aprovou o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas da cidade.

Em Manaus (AM), foi sancionada a Lei nº 1.332/2009, permitindo a utilização das Escrituras como conteúdo complementar em escolas públicas e privadas.

Em Rio Branco (AC), o projeto de lei “Bíblia nas Escolas” foi aprovado no ano passado, autorizando a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas. Assim como em Belo Horizonte (MG), através da promulgação da lei 11.862/2025, em maio deste ano.

Em Porto Alegre (RS), um projeto de lei que prevê que Bíblias sejam disponibilizadas para o uso de alunos e professores nas bibliotecas das escolas municipais está em discussão na Câmara de Vereadores.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/florianopolis-e-terceira-cidade-de-sc-aprovar-biblia-como-material-de-apoio-em-escolas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes