Brasil está entre os 85 países que assinaram condenação a Israel na ONU

  • 19/02/2026
Brasil está entre os 85 países que assinaram condenação a Israel na ONU
Brasil está entre os 85 países que assinaram condenação a Israel na ONU (Foto: Reprodução)

O Brasil assinou uma declaração que condena Israel por medidas que expandem a presença israelense na Cisjordânia. No total, 85 países assinaram o documento.

A carta conjunta foi apresentada nas Nações Unidas pelo embaixador da Palestina, Riyad Mansour, na terça-feira (17).

“Condenamos veementemente as decisões e medidas unilaterais de Israel que visam expandir a presença ilegal do país na Cisjordânia. Tais decisões são contrárias às obrigações de Israel nos termos do direito internacional e devem ser imediatamente revertidas. Sublinhamos, a esse respeito, a nossa firme oposição a qualquer forma de anexação”, afirma o documento.

A declaração na ONU é uma resposta a uma decisão de Israel que aprovou o registro de assentamentos judaicos na Cisjordânia, no último domingo (15).

A medida foi apresentada pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, pelo ministro da Justiça, Yariv Levin, e pelo ministro da defesa, Israel Katz, com o objetivo de regular as propriedades agrícolas dos israelenses na região.

O Brasil, junto com os outros 84 países, acusaram Israel de violar o direito internacional e resoluções da ONU.

Entre as nações que assinaram o documento, estão Reino Unido, Itália, Indonésia, Turquia, Espanha e a União. Já os Estados Unidos e Argentina não estão entre os signatários.

Em nota, o Itamaraty declarou que a presença de Israel na Cisjordânia é ilegal e que as recentes medidas para o registro dos assentamentos judaicos devem ser “imediatamente revertidas”.

“Reiteramos a nossa rejeição a todas as medidas destinadas a alterar a composição demográfica, o caráter e o status do Território Palestino Ocupado desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental. Tais medidas violam o direito internacional, minam os esforços em curso em prol da paz e da estabilidade na região, vão de encontro ao Plano Abrangente e colocam em risco a perspectiva de alcançar um acordo de paz que ponha fim ao conflito”, afirmou.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também condenou a decisão do governo israelenses, em discurso na ONU.

“Condeno a decisão do governo israelense de retomar os procedimentos de registro de terras na Cisjordânia ocupada. Essa decisão pode levar ao desapossamento de palestinos de suas propriedades e corre o risco de expandir o controle ilegal de Israel sobre terras na região. Apelo a Israel para que reverta essas medidas e a todos para que preservem o único caminho para uma paz duradoura: uma solução negociada de dois Estados, em conformidade com o direito internacional”, afirmou Guterres.

Direito às terras

Durante uma sessão do Conselho de Segurança da ONU sobre o Oriente Médio na quarta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores Gideon Sa'ar rebateu as críticas e ressaltou o direito do povo judeu às terras na Cirjordânia.

"Onde mais poderia estar senão nesta terra, com a qual por mais de 3.000 anos estiveram intimamente e profundamente associados?", disse Gideon.

O ministro citou a Declaração Balfour, que influenciou a criação do Estado de Israel em 1947.

"Em 1917, o governo britânico publicou a histórica Declaração Balfour para estabelecer um lar nacional para o povo judeu em nossa terra”, lembrou ele.

“A alegação de que israelenses não podem viver na Judeia e Samaria (Cisjordânia) não é apenas inconsistente com o direito internacional e com a própria Declaração Balfour britânica, mas também é moralmente distorcida. Como os judeus podem viver em Londres, Paris ou Nova York, mas não no berço da nossa civilização?".

Gideon Sa'ar declarou que há uma "obsessão hipócrita contra a presença judaica no coração de nossa pequena terra”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-esta-entre-os-85-paises-que-assinaram-condenacao-israel-na-onu.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes