Bíblia de pastor que morreu em queda de avião da TAM ficou intacta: “Resistiu a 1000°C”
- 19/11/2025

O filho do pastor Luiz Antônio da Luz, que faleceu em um acidente de avião da TAM, mostrou como a Bíblia do pregador ficou intacta após a explosão provocada pela queda.
Durante participação no podcast daVidaCast, o pastor Eliezer Luz falou dos últimos momentos que viveu com o pai e da sua Bíblia que guarda com carinho.
Em 17 de julho de 2007, Luiz Antônio, que viajava de Porto Alegre a São Paulo, se tornou uma das vítimas do acidente com o vôo JJ 3054, da companhia aérea TAM.
Ao pousar na capital paulista, o Airbus A320 saiu da pista do aeroporto de Congonhas (SP) e se chocou com um galpão da empresa na Avenida Washington Luís, causando a morte de 199 pessoas.
Mesmo com a grande explosão que ocorreu após a queda, a Bíblia do pastor Luiz Antônio sobreviveu às chamas, em um milagre sem explicação lógica.
“Essa aqui é a Bíblia que estava com o pai no avião. Eu guardo ela comigo às sete chaves. Preguei com ela uma vez só”, disse Eliezer.
“Essa Bíblia é a prova cabal, é a prova mais real que eu tenho que Deus é incompreensível, que o Evangelho não está dentro de uma caixa”, destacou.
O filho descreveu o cenário do acidente em que o exemplar permaneceu intacto. “A estimativa é que o calor que deu na batida do avião foi mais de 1000ºC. Mais de 1000ºC você vira poeira e a Bíblia não virou poeira”, testemunhou.
Eliezer abriu a Bíblia e mostrou como as páginas ficaram intactas, apenas a capa do exemplar ficou com uma pequena marca do fogo.
Dentro da Bíblia, esboços de pregações do pastor Luiz Antônio também resistiram às chamas.
“Essa Bíblia sobreviveu à 1000ºC, sobreviveu a água que apagou o incêndio com produto químico e tudo mais, ficou intacta. Mais de 1000ºC, tudo virou pó e um livro sobrevive intacto, inteiro. Não tem nenhum pedaço faltando. Não tem como não dizer que é Deus”, enfatizou o pastor Eliezer.
O filho refletiu sobre o mistério em volta das Bíblias que sobrevivem à incêndios e outros acidentes: “Quando você vê um livro sobreviver a mais de 1000ºC? E sobreviver a toda a água dos bombeiros com produto químico e permanecer assim? Só a Bíblia, só a Palavra de Deus”.
E acrescentou: “Outros utensílios dele, celular estava funcionando a hora que pegaram, a carteira dele chamuscou alguma coisa, entortou os cartões, a pasta dele não queimou nada de dentro. Então são coisas inexplicáveis”.
Profecia do acidente
Cerca de dois meses antes do acidente de avião, o pastor Luiz Antônio relatou um sonho profético que teve durante ministração no Congresso Gideões Missionários da Última Hora, em Balneário Camboriú (SC).
"Nesta visão de arrebatamento que eu tive, o Senhor me levou e me mostrou duas situações distintas. Eu vi dezenas e centenas de pessoas mortas, enroladas em alguma coisa que eu não consegui discernir, que eram levadas para um lugar estranho e escuro. Enquanto eu caminhava lá, eu me sentia tão bem, mas chegou um momento em que eu estava em um lugar alto e quem estava comigo disse: ‘Volta’. Eu disse: ‘Por que eu tenho que voltar?’. ‘Porque ainda tem muita coisa para fazer lá embaixo’. Quando retornei, chorei por toda a madrugada. Eu disse: ‘Senhor, eu já me sinto cansado, quebrado’. Fui para a oração da manhã e o Espírito de Deus disse: ‘Jejua um pouco mais, ora um pouco mais, chora um pouco mais, prega um pouco mais, clama um pouco mais’", disse ele.
Em entrevista anterior ao Guiame, Maria Isabel Bomber, a viúva do pastor, contou que foi a primeira a ouvir o relato e que Luiz Antônio chegou a descrever a imagem de um galpão em chamas.
A revelação, segundo a esposa, se tornou amparo para a família e amigos após o acidente. "Para nós serviu de muito conforto, apesar de que no momento do acidente não lembramos disso, né? Essa visão, esse sonho, foi um aviso de Deus", afirmou.



















